Manifestações no Brasil – 13 de junho de 2013.

 

4º Protesto contra aumento da tarifa do transporte público.
São Paulo, SP

Os protestos, que tiveram início em São Paulo, espalharam-se pelo país e estão sendo chamados de “Marcha do Vinagre“ desde que manifestantes usaram pedaços de pano molhados em vinagre para se proteger contra a dura ação policial em dispersá-los com gás lacrimogêneo e spray de pimenta, no dia 13 de junho.

A polícia militar, controlada pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), reprimiu com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha o protesto, ferindo também jornalistas.

Agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuando contra manifestações populares do Movimento Passe Livre, prenderam mais de 60 manifestantes por estarem portando vinagre. A ação dos policiais foi posteriormente motivo de sátira nas redes sociais. O tom irônico também vem sendo empregado para nomear o quinto ato, apelidado de “Marcha pela Legalização do Vinagre”. No dia 16 de junho, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, declarou após os incidentes que “ninguém vai ser detido por estar levando vinagre”.

Um cartaz de apoio aos manifestantes intitulado V de Vinagre, em referência ao filme V de Vingança.

Desde o ano passado, vários protestos foram organizados contra a inflação do valor de passagem de ônibus e contra o inadequado transporte público no país, contudo estes últimos protestos apresentam mais coordenação e força. Com o início da Copa das Confederações nesta semana, evento que antecipa a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, manifestantes estão indo às ruas para mostrar sua insatisfação com a infraestrutura do país e com a vasta quantia de dinheiro público gasta em megaeventos esportivos.

Manifestação no Rio de Janeiro, RJ

Polícia atira bomba de gás lacrimogênio dentro de carro

Verdade do Protesto em SP

Polícia ataca a imprensa em ato contra aumento das passagens em SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *